sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Volta às aulas

Retorna às aulas na faculdade é basicamente construir algo inovador em um planeta desconhecido. Embora eu esteja a cinco anos estudando, sempre sinto aquele frio na barriga no primeiro dia de aula, é como eu estivesse à sensação de estar lá pela primeira vez, interagindo com os calouros. A recepção dos bichos ocorreu-se no dia 21.02.2011, no auditório da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Lamentavelmente não obteve trote para alegria dos calouros e tristeza para os veteranos. Mas aparentemente fomos responsáveis a organizar uma oficina para incluir os calouros em um ambiente sociocultural, na integração ao curso, na qual está exercendo. Era já muito grande o número de conceitos, informações sobre o curso, leis administrativas e resoluções que a coordenadora ressaltava durante a apresentação, dando inexistência de alguns acadêmicos. Foi maravilhoso presenciar a vitória conquistada dos calouros e de compartilhar os abraços dos colegas. As brincadeiras e o trote não aconteceram, mas estes são a principal regra a ser cumprida pelos calouros em uma faculdade, na qual faz a festa dos veteranos. Depois de tantas apresentações fomos obrigados a assistir aula, gerando transtorno e uma overdose súbita. Convém, pois que se medite profundamente sobre a questão de aula no primeiro dia, se tem interesse em transforma à sociedade brasileira na direção da menor injustiça. Será possível levar avante esta luta através da tomada de consciência dos prejuízos coletivos e individuais deste estado de coisas, assim como por meio da desmistificação da ideologia liberal. Não se pode minimizar, isto é, diminuir o significado de aula, pois acabara afetando a classe dos professores e rebelando os acadêmicos. Porventura até que não foi massacrante estudar no primeiro dia de aula, eu acho que estávamos maus acostumados, eram tantas boemias, que saudades dos velhos tempos. Portanto a faculdade nos proporciona diversas oportunidades, para a escolha do nosso caminho, ela aumenta a capacidade de conhecer o mundo. Assim como o meu curso de ciências biológicas, permite uma nova visão sobre as origens da espécie humana, e todos os termos biológicos que nos cerca, faz com que o nosso ensinar, se torna simples e compreensíveis aos conceitos complexos, que denominam fenômenos complicados. Percebo dentro da sala de aula que a doutrina materialista de que os seres humanos são produtos das circunstâncias e da educação, de que seres transformados são, portanto produtos de outras circunstâncias e de uma educação mudada e esquecem que as circunstâncias são transformadas precisamente pelos seres humanos e que o educador tem ele próprio de ser educado. Enfim lancei-me a luta e delas-lhe apresento agora o fruto. Caberá a sociedade julga-lhe o gosto. De minha parte confesso que a faculdade mudou a minha vida, ela me ensinou e ainda continua me ensinando a lidar com essa ciência que predomina o universo. E de tudo adquiro experiências construtivas, na qual me causa enorme prazer. Volta pra faculdade é bom demais, e sabe por quê? Porque ela é meu ponto de partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário